BandNews FM

Rio vai ter comprovante de vacinação a partir da próxima semana

Comprovante também será exigido para a realização de cirurgias não emergenciais; cerca de 36% dos moradores completaram esquema vacinal

Rádio BandNews FM

Vacinação também vai ser obrigatória para quem recebe o cartão Família Carioca
Vacinação também vai ser obrigatória para quem recebe o cartão Família Carioca
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir do próximo dia 1º de setembro, os moradores da capital fluminense vão precisar apresentar comprovante de vacinação para acessar alguns locais. Entre eles, estão academias, estádios, cinemas e teatros e pontos turísticos. Bares e restaurantes não estão inclusos no decreto.

O comprovante também será exigido para a realização de cirurgias não emergenciais. A vacinação também vai ser obrigatória para quem recebe o cartão Família Carioca, e deseja continuar incluso no Programa de Transferência de Renda do município.

Na quinta-feira (26), um dia após cancelar o início do plano de flexibilização das restrições em 2 de setembro, o prefeito Eduardo Paes mais uma vez mudou o discurso, e disse que o afrouxamento das medidas pode, sim, ser mantido para a data, caso a cidade alcance metade da população vacinada com as duas doses. Atualmente, cerca de 36% dos moradores completaram o esquema vacinal.

Na semana passada, Paes chegou a dizer que o Rio vive o pior momento da pandemia em 2021, com aumento de casos de covid-19 e hospitalizações. O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, referência para o tratamento da doença, registrou um aumento no número de internações. Na quinta-feira (26), uma fila de ambulâncias na porta foi registrada, quando 54 pessoas foram internadas na unidade, cerca de 15 a mais do que o normal.