BandNews FM

Secretaria de Saúde do Amazonas recomenda restrição no consumo de peixe

Orientação vale por 15 dias e para os peixes Pirapitinga, Pacú e Tambaqui de origem de pesca de rios e lagos

Rádio BandNews FM

Pacientes relatam que consumiram peixes antes de apresentarem sintomas
Pacientes relatam que consumiram peixes antes de apresentarem sintomas
Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas orienta a população de Itacoatiara à restrição Temporária do consumo de Peixes que possam estar associados ao aumento de casos de rabdomiolise que está associada à Doença de Haff, conhecida como "doença da urina preta".

A recomendação vale para os peixes Pirapitinga, Pacú e Tambaqui de origem de pesca de rios e lagos. A suspensão do consumo vale pelo período de 15 dias.

O estado tem 52 casos notificados da doença. Uma força-tarefa com especialistas foi montada para investigar possíveis causas e formas de combate ao surto de rabdomiólise, conhecida como doença da "urina preta", detectada recentemente em Itacoatiara, no interior do Amazonas.

Os pacientes relatam que consumiram peixes antes de apresentarem sintomas.

Os sintomas podem aparecer depois de 24 horas do consumo do peixe e podem ser sentidos pelo corpo e pela coloração escura da urina - causando insuficiência renal. As sequelas só costumam aparecer quando o paciente não tem cuidado rápido e eficiente no tratamento. A falta de ar, dormência e perda da força do corpo são outras sensações que o corpo pode sentir.

Tópicos relacionados