BandNews FM

Sem doses, cidades do Sul do País mantêm suspensão parcial de campanhas

Vacinas contra a Covid-19 são aplicadas em grupos seletos no RS e PR

BandNews FM

Rio Grande do Sul e Paraná têm dificuldades para continuar a vacinação contra a Covid-19
Rio Grande do Sul e Paraná têm dificuldades para continuar a vacinação contra a Covid-19
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Cidades do Rio Grande do Sul e do Paraná entram em mais um dia sem doses suficientes para vacinar a população contra a Covid-19, apesar da ampliação da faixa etária do público esperado.

No estado gaúcho, ao menos 60 municípios suspenderam parcialmente a campanha de imunização nesta semana, segundo levantamento do Conselho das Secretarias Municipais.

Em Porto Alegre, o lote para primeira dose está reservado para aplicação em pessoas que fizeram agendamento. Os atendimentos estão sendo realizados em horário noturno, enquanto houver disponibilidade.

A aplicação da segunda dose segue normalmente na capital gaúcha. Nesta quinta-feira (24), podem se vacinar contra a Covid-19 pessoas acima de 50 anos de idade. Não há previsão de início da campanha para novas faixas etárias.

Capital paranaense também sofre com desabastecimento

No Paraná, a capital Curitiba chega ao terceiro dia com a campanha de vacinação por idade suspensa. Mesmo assim, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, um novo lote de imunizantes contra a Covid-19 deve chegar à cidade ainda nesta quinta-feira (24).

Por isso, para esta sexta (25), a Prefeitura promete a vacinação de pessoas com 49 anos ou mais; e, para o sábado (26), daquelas com 48 ou mais.

Com o estoque remanescente, foram imunizados apenas os profissionais da saúde que ainda não tinham recebido a vacina. Ainda, foram aplicadas segundas doses para pessoas com agendamento.

A capital paranaense já acumula 6 mil mortes por complicações da Covid-19 desde o início da pandemia. A capital paranaense é a primeira cidade da região Sul do País a alcançar essa marca.

Tópicos relacionados