SP anuncia flexibilizações e vacinação de novos grupos em julho

Gestão estadual atende demanda de donos de estabelecimentos e aumenta horário de funcionamento e capacidade dos lugares

Rádio BandNews FM

O governo de São Paulo anunciou novas flexibilizações da quarentena na tarde desta quarta-feira (19) Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo
O governo de São Paulo anunciou novas flexibilizações da quarentena na tarde desta quarta-feira (19)
Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo

O governo de São Paulo anunciou novas flexibilizações da quarentena na tarde desta quarta-feira (19). A partir do dia 1º de junho, o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais será ampliado até 22h.

Desde o dia 18 de abril, o estado de São Paulo está na chamada “fase de transição” do Plano São Paulo, que permitiu a flexibilização de alguns setores em meio ao recrudescimento da pandemia no estado.

No dia 7 de maio, a gestão estadual relaxou as regras do Plano São Paulo e liberou o comércio para funcionar até as 21h com 30% da capacidade dos estabelecimentos.

A atual fase foi prolongada até o dia 31 de maio, mas os restaurantes e estabelecimentos podem disponibilizar 40% da ocupação dos lugares a partir do dia 24 de maio.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, afirmou que o toque de recolher, das 21h ás 5h da manhã está mantido até o fim do mês e que as flexibilizações atendem uma demanda de muitos estabelecimentos comerciais.

As novas regras valem a partir do dia 1º de junho para todos os setores comerciais, atividades religiosas, restaurantes, atividades culturais, academias e demais serviços.

Governo de São Paulo anuncia novos grupos de vacinação

A gestão estadual expandiu a vacinação contra a Covid-19 para profissionais da educação entre 18 e 46 anos e para pessoas sem comorbidades entre 55 e 59 anos a partir do mês de julho.

A data exata para iniciar a vacinação de pessoas sem doenças preexistentes ainda não foi definida, mas deve começar entre os dias 1 e 21 de julho.

Além disso, a imunização de pessoas com comorbidades será ampliada para contemplar as idades de 40 a 44 anos a partir do dia 28 de maio. A promessa é que todas as comorbidades estejam vacinadas até o fim de junho.

O governo de São Paulo também vai vacinar todas as pessoas com deficiência permanente. Antes do anúncio, apenas as pessoas que faziam parte do programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderiam tomar o imunizante.