BandNews FM

SP encerra restrições no comércio, mas governador nega liberou geral

A partir desta terça (17), não há mais limites de ocupação e de horário nas atividades econômicas

BandNews FM

Comércio não tem mais restrição de horário e de ocupação em São Paulo a partir desta terça (17).
Comércio não tem mais restrição de horário e de ocupação em São Paulo a partir desta terça (17).
Foto: Agência Brasil

Sete meses após o início da vacinação contra a Covid-19 no estado de São Paulo, o Governo do Estado encerra nesta terça-feira (17) as restrições econômicas. A partir de agora, não há mais limitação de ocupação e de horário de funcionamento no comércio, em bares e restaurantes.

Desde março do ano passado, o Plano SP, que rege a flexibilização das atividades econômicas, está funcionando no estado. As medidas foram impostas para impedir a disseminação do coronavírus pelo estado.

Agora, há apenas a recomendação para que sejam evitadas aglomerações, e o uso de máscara continua sendo obrigatório.  

O governador João Doria afirmou nesta segunda-feira (16) que, apesar do fim das restrições, o estado não “liberou geral”:

“Não há liberação geral a partir do dia 17 de agosto. Há uma liberação gradual, segura, com protocolo. Nós ainda estamos enfrentando a pandemia.”, disse o governador.

A flexibilização ocorre após o estado terminar a primeira etapa de vacinação em São Paulo. Todos os maiores de 18 anos já podem se imunizar contra a Covid-19 e a partir de quarta-feira (18), começa a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos.

Os eventos sociais, culturais e feiras corporativas também estão liberados, mas com controle de público.

Os shows, baladas e torcidas em estádios só devem ser autorizados a partir de 1º de novembro.

As cidades do ABC Paulista, no entanto, anunciaram na semana passada que manteriam as restrições de 80% da ocupação e funcionamento até meia noite até o fim do mês.