Um dia depois operação com 18 mortos, Complexo do Alemão vive tensão

Com 18 mortos, operação foi a quarta mais letal da história do Rio de Janeiro

Rádio BandNews FM

Polícia Militar confirmou a morte de 18 pessoas durante as ações desta quinta-feira (21) Foto: Reprodução/BandNews FM Rio
Polícia Militar confirmou a morte de 18 pessoas durante as ações desta quinta-feira (21)
Foto: Reprodução/BandNews FM Rio

Moradores do Complexo do Alemão, na zona Norte do Rio de Janeiro, alertaram para novos disparos na região na manhã desta sexta-feira (22), por volta de 7h50. Um dia depois da quarta operação policial mais letal na história da cidade, o policiamento foi reforçado nos principais acessos ao conjunto de favelas.

A Polícia Militar confirmou a morte de 18 pessoas durante as ações desta quinta-feira (21), que teve a participação de mais de 400 agentes das forças de segurança. O objetivo, segundo a corporação, era prender foragidos da Justiça, desarticular quadrilhas de assaltantes e impedir invasões de favelas onde atuam traficantes rivais.

Entre os mortos, estão uma mulher, de 50 anos, que passava de carro pela região durante o confronto; um policial militar, de 38 anos, atacado dentro de uma UPP; e outras 16 pessoas são tratadas como suspeitas. Pelo menos quatro seguem internadas em hospitais do estado, mas não há detalhes do estado de saúde delas.

Em 2007, o Complexo do Alemão também viveu uma das ações mais violentas na região, quando outra incursão policial deixou 19 mortos. Cenário semelhante seria novamente visto em 2022, no Complexo da Penha, também na zona Norte da capital fluminense, quando 24 pessoas foram mortas em uma megaoperação.