BandNews FM

USP é 16ª universidade que mais produz artigos científicos, diz ranking mundial

Instituição foi a única ibero-americana entre as 130 melhores do mundo

Rádio BandNews FM

USP é 16ª universidade que mais produz artigos científicos, diz ranking mundial
Divulgação

A Universidade de São Paulo (USP) é a 16ª universidade que mais produz pesquisa científica no mundo. Os dados são de um ranking elaborado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês), da Universidade de Leiden, na Holanda.

A edição de 2024 avaliou a produção científica no período de 2019 a 2022. Foram ranqueadas 1.506 universidades do mundo todo, 95 a mais do que a edição de 2023. Segundo o ranking deste ano, a USP foi a única instituição ibero-americana a estar entre as 130 melhores do mundo.

As demais universidades brasileiras mais bem-avaliadas foram a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além da classificação geral, o ranking também analisa os indicadores das instituições em quatro vertentes, incluindo o impacto científico, colaboração (que avalia parcerias internacionais e interinstitucionais), além de artigos publicados na modalidade de acesso aberto e diversidade de gênero, considerando o número de autores por gênero.

Tópicos relacionados