Notícias

37 homens acusados de violência e perseguição contra mulheres são presos

Nesta segunda-feira (8), a Polícia Civil realizou o "Dia D" da Operação Stalking, iniciada no primeiro dia de agosto visando combater esses crimes

Leonardo Macachero

37 suspeitos foram presos pela Operação Stalking
37 suspeitos foram presos pela Operação Stalking
Reprodução/Polícia Civil

A Polícia Civil prende 37 homens acusados de violência psicológica e perseguição contra mulheres. Nesta segunda-feira (8), a corporação realizou o "Dia D" da Operação Stalking, iniciada no primeiro dia de agosto e visando combater esses crimes. Os mandados de prisão foram cumpridos por todo o Estado com a participação de agentes das 14 delegacias de Atendimento à Mulher do Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Civil, todos os detidos já vinham sendo investigados e foram levados para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, sendo encaminhados em seguida para o sistema prisional. Segundo a diretora do Departamento-Geral de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher, Gabriela Von, em muitos casos essa violência emocional pode terminar em feminicídio.

Ainda segundo a delegada Gabriela Von, é fundamental denunciar os casos de violência contra mulheres. O apoio de amigos e familiares pode fazer com que as vítimas se sintam mais seguras e confortáveis em procurar pela polícia.

A operação faz parte da comemoração dos 16 anos da Lei Maria da Penha, completos no domingo (7). Além deste trabalho, neste mês, a Polícia Civil também está intensificando ações de prevenção, como palestras em escolas, universidades e outras campanhas educacionais.