94% dos bairros do Rio de Janeiro registraram alta nos preços do metro quadrado nos últimos 12 meses. É o que aponta uma pesquisa de uma imobiliária digital. O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb mostra o valor mais próximo do praticado no mercado.
O levantamento, que monitorou 33 bairros em todas as regiões da cidade, apontou que os preços tiveram um crescimento considerado consistente, chegando a aproximadamente 17% de alta. Esse é o maior porcentual registrado em toda a série histórica, iniciada em 2019.
O gerente de dados do QuintoAndar, Thiago Reis, explica que o período pós-pandemia e a taxa de juros influenciam nesse aumento.
Segundo o índice, a Zonal Sul é a região que concentra os bairros com maior alta no preço. Das dez áreas no topo do ranking, cinco estão localizadas na região.
A comunicadora Juliana morava no Flamengo, bairro que aparece no terceiro lugar na lista dos locais que mais foram valorizados. Em busca de preços mais acessíveis, ela se mudou para o Catete. Mesmo sendo na mesma região, o valor mais barato chamou a atenção dela.
O indicador revelou ainda que somente 2 dos 33 bairros monitorados tiveram queda no preço, foram eles Cascadura e Cachambi, localizados na Zona Norte da cidade.