Notícias

Abaixo-assinado online é criado solicitando conclusão da Nova Subida da Serra

Os moradores pede que as obras sejam retomadas já que o projeto deveria ter sido entregue até o fim de 2016

Por Bruna Navarro

Rodovia Rio-Petrópolis
Rodovia Rio-Petrópolis
Reprodução/Google Maps

Moradores de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, criaram um abaixo-assinado online em que pedem pela retomada e conclusão da construção da Nova Subida da Serra.

O projeto deveria ter sido entregue até o fim de 2016, de acordo com o planejamento original. Naquele ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou irregularidades na execução do contrato, o que acarretou a paralisação das obras. Dois anos depois, um novo relatório manteve a paralisação. Os ministros do TCU apontaram indícios de sobrepreço e superfaturamento, que somavam cerca de R$ 277 milhões. Com isso, foi pedida a apresentação de um novo projeto com as correções.

O manifesto, aberto na última segunda-feira (1º), conta, atualmente, com mais de 1,5 mil assinaturas das 2,5 mil possíveis. 

Os moradores afirmam que a conclusão da obra tornaria possível a ligação entre Bingen e Quitandinha, duas importantes áreas da cidade, além de facilitar o deslocamento durante temporais.

Em nota, a Concer, concessionária responsável pela via, disse que reafirma o posicionamento de fazer uma solução consensual que viabilize a retomada da Nova Subida da Serra. A concessionária afirmou ainda estar pronta para reiniciar imediatamente as obras e concluí-las no menor tempo possível, uma vez que, segundo a empresa, o projeto executivo atualizado já está pronto, a concessionária conta com licenciamento ambiental e ainda reúne outros fatores que permitem entregar a obra em menos de 3 anos.

O TCU afirmou que o processo de relatoria do ministro Walton Alencar Rodrigues, que trata de auditoria nas obras de construção, segue em andamento e que as obras vêm sendo fiscalizadas pelo Tribunal desde 2016.

Tópicos relacionados