Acusados de agiotagem presos vão responder por usura pecuniária

Crime consiste no ato de cobrar juros ou de praticar descontos acima dos limites legais ou realizar contrato abusando da situação de necessidade de outra pessoa

Ádison Ramos

Acusados de agiotagem presos vão responder por usura pecuniária
Acusados de agiotagem presos vão responder por usura pecuniária
Divulgação

Vão responder pelo crime de usura pecuniária os dois irmãos acusados de agiotagem que foram presos em Bangu, na Zona Oeste. O crime consiste no ato de cobrar juros ou de praticar descontos acima dos limites legais ou realizar contrato abusando da situação de necessidade de outra pessoa.

Segundo o delegado João Henrique Guimarães, os irmãos Rodrigo Carneiro Alves e Ricardo Ferreira Pereira cobravam uma dívida que não existia e ameaçavam até a família da vítima, caso o valor não fosse pago.

Um homem que prefere não ser identificado contou que a mãe dele pegou 500 reais emprestados com a suposta empresa em 2020. A mulher encontrou o anúncio durante uma busca na internet e teve que pagar doze parcelas de 180 reais.  Apesar dos juros altíssimos, a vítima conseguiu quitar a dívida. No ano passado, a idosa morreu. O filho dela disse que no início do mês começou a ser ameaçado pelos agiotas.

Agora, no início do mês de março, apareceram dois cobradores dessa empresa, cobrando um valor que já nem existe mais, uma dívida que não existe mais. Aí, eu estranhei, informei a eles que a dívida já havia sido quitada, só que eles falaram não vem com essa historinha não pq o último cobrador está preso e agora o papo é conosco, o papo é com a gente.

Em áudio enviado por um dos agiotas, o homem ameaça a família da vítima.

Virei pra ele e falei; irmão quanto fica dele e da mãe dele aí? ah, pra quitar fica 1800, só o valor da mãe dele 500 e o dele vou fazer um acordo para ficar parcela fixa por mês aí. p#rra, irmão. aí vocês me manda 50 reais hoje?! cê tá de sacanagem, irmão. mais de um sem pagar nada aí. p#rra, sabe o que vai acontecer?! a gente vai ter que ir na sua casa aí. vai pegar telefone, vai pegar a p#rra toda. Você com a sua mulher aí, seu filho, irmão... brincadeira parceiro. bagulho aqui é papo de sujeito homem.

Rodrigo foi preso em flagrante na segunda-feira (20), enquanto fazia uma cobrança. Já Ricardo foi encontrado horas depois, em um carro estacionado próximo à Delegacia de Bangu, onde o irmão dele estava detido.

Mais notícias

Carregar mais