O antigo campus da Universidade Gama Filho, em Piedade, na Zona Norte do Rio, vai ser transformado no Parque Piedade. O espaço estava abandonado há oito anos e será restaurado pela Prefeitura do Rio. O projeto foi divulgado nesta segunda-feira e prevê que áreas de lazer, esporte e cultura substituam o que hoje é um terreno baldio com prédios degradados.
No último dia 16, o prefeito Eduardo Paes publicou a desapropriação de 35 endereços da universidade no Diário Oficial. A Gama Filho era referência na região, movimentando o comércio e o mercado imobiliário. Desde a falência da instituição, o local ficou abandonado e moradores e comerciantes lamentavam a situação.
O plano inicial do parque inclui área de brinquedos infantis, mirante, anfiteatro, quadras de esportes, quiosques, hortas, esplanada para eventos e pista de skate. Passarelas também vão ligar o local à estação de trem e ao outro lado da linha férrea.
O plano completo ainda prevê um espaço educacional. A Fecomércio pretende usar os prédios da universidade para instalar unidades do Sesc e do Senac, para que seja construído um centro cultural, esportivo e educacional. Essa vertente da iniciativa ainda depende da aprovação da prefeitura.
O vereador Rafael Aloísio Freitas, do Cidadania, está trabalhando para buscar soluções para o espaço e apoia o projeto da Fecomércio.
O plano da Fecomércio prevê oferecer cursos e oficinas de idiomas, tecnologia, artes e ciência, além da construção de um teatro e de uma biblioteca. A entidade também planeja criar salas multiuso, uma galeria, um parque aquático, um ginásio poliesportivo e uma escola infantil para filhos de empregados do comércio.