Após ataque a tiros em Vila Isabel, policiamento é reforçado na região

O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira. A Polícia Militar realizou operação nas comunidades do Morro dos Macacos e no Morro do São João

Por Vinícius CalixtoAline Pessanha

Após ataque a tiros em Vila Isabel, policiamento é reforçado na região
Ataque a tiros em Vila Isabel
Reprodução

O policiamento segue reforçado em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, após a morte de cinco pessoas durante um ataque a tiros na Praça Barão de Drummond. O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (19). A Polícia Militar realizou operação nas comunidades do Morro dos Macacos e no Morro do São João.

Durante a tarde, policiais militares prenderam em flagrante um homem, no momento em que ele dava ordens para o fechamento do comércio, na Avenida Boulevard 28 de Setembro. Comerciantes do bairro denunciaram que receberam um aviso para fechar lojas.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, oito unidades escolares foram fechadas. Já a Secretaria Municipal de Saúde informou que o Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella e a Clínica da Família Recanto do Trovador foram fechados para atendimento.

Apesar da sensação de insegurança, representantes da empresa de ônibus Transportes Vila Isabel afirmam que a ordem é atuar normalmente, sem alteração de trajeto. A Escola de Samba Unidos de Vila Isabel divulgou através da Internet um apelo que reforça um chamado coletivo para a população por paz na região.

A Delegacia de Homicídios da Capital investiga a morte de cinco pessoas após o ataque desta madrugada: Gabriel Pereira Candido, de 24 anos; Pedro Henrique Pereira dos Santos, de 18 anos; Pedro Henrique Barbosa da Conceição, também de 18 anos; Wallace de Oliveira Cláudio, de 35; e Thailon Martins Lucas, de 17 anos. Outras duas pessoas ficaram feridas. A perícia foi feita no local e diligências estão em andamento para apurar a autoria e a motivação do crime.

Segundo testemunhas, bandidos do Morro São João, no Engenho Novo, que disputam o controle do Morro dos Macacos, na mesma região, passaram atirando em direção as pessoas que estavam em show de pagode. De acordo com a Polícia Militar, o alvo era Pedro Henrique Barbosa da Conceição, conhecido como "Marreco", que foi atingido e morreu no Hospital Estadual Pedro Ernesto.

Vídeos públicados na Internet mostram o momento de pânico das pessoas que estavam no evento.

O Secretário de Segurança Pública, Victor Santos, diz que o Comando Vermelho resolveu enfrentar a segurança pública do Estado do Rio de Janeiro e autorizou o ataque criminoso na praça de Vila Isabel.

A empregada doméstica Fernanda Mattos está hospedada há dez dias em uma casa em frente a Praça Barão de Drumond. Ela contou que a praça estava lotada no momento do ataque e afirmou que já é o segundo tiroteio que presenciou durante o período que está no Rio.

Uma moradora do Morro dos Macacos que teve a identidade preservada e a voz distorcida, ressalta a sensação de medo por causa das disputas entre as facções.

A região de Vila Isabel vem sofrendo com disputas de facções rivais desde o início do ano. Bandidos que dominam o Morro São João, no Engenho Novo, tentam dominar o Morro dos Macacos, que é controlado por outro grupo criminoso.

No início do mês, um menino de 13 anos e um entregador de farmácia morreram vítimas de ataques a tiros por criminosos do Morro São João durante uma festa que acontecia no Morro dos Macacos.

Na ocasião, o alvo também era "Marreco", que conseguiu escapar.

LISTA DAS VÍTIMAS

Pedro Henrique Barbosa da Conceição MORREU BANDIDO

Gabriel Pereira Cândido, de 24 anos MORREU

Pedro Henrique Pereira dos Santos, de 18 anos MORREU

Thailon Martins Lucas, de 17 anos MORREU

Wallace de Oliveira Cláudio, de 35 anos MORREU

Daniel Carvalho de Souza, de 33 anos GRAVE - HOSPITAL ANDARAÍ

Juan Victor Pereira, de 21anos ESTAVEL - HOSPITAL ANDARAÍ TINHA ANTECEDENTE CRIMINAL

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais