A SuperVia vai trocar os estofados dos trens por chapas de acrílico, após o aumento no número de furtos de assentos e encostos das composições. Só nesse ano, a concessionária teve um prejuízo de 125 mil reais por causa dos atos criminosos.
Segundo a SuperVia, de janeiro a junho, foram registrados 866 furtos de assentos. No período de março de 2023 a abril de 2024, foram 2.199 estofados furtados, causando um prejuízo de 317 mil reais em reposições.
A SuperVia afirma que criou medidas para tentar coibir as ações dentro das composições, como câmeras de segurança, mas bandidos passaram a usar chicletes e papéis higiênicos para cobrir as lentes. Imagens do circuito interno de um dos trens mostram um homem de boné colando a guloseima, para que não fosse feito o registro do furto.
Segundo a concessionária, o furto de assentos prejudica os passageiros, pois as composições precisam ser retiradas de circulação para que sejam reparadas, deixando os ramais desfalcados e podendo causar atrasos nas viagens pela baixa da frota.