Cinco milhões de pessoas já visitaram o AquaRio, na Zona Portuária da capital fluminense, nos cinco anos de operação do espaço turístico. A marca foi atingida nesta segunda-feira (25).
Atualmente, o espaço conta com mais de 3 mil animais, sendo 64 tubarões e 44 raias. Inaugurado em 2016, o aquário conta com 26 mil metros quadrados de área construída, e é considerado o maior da América do Sul.
O visitante que ajudou na marca recorde recebeu passaporte de sócio vitalício, brindes e uma visita ao backstage do AquaRio, além de uma comemoração com o mascote Zé Tubarino, com direito a balão, confete e buzina.
O aquário marinho inaugurou também nesta segunda-feira o espaço dedicado às águas-vivas. Os visitantes também vão poder refletir sobre o impacto do plástico nos oceanos e em toda a biodiversidade.
O Centro de Pesquisa Científica do AquaRio desenvolve estudos sobre o processo de branqueamento de corais, biologia reprodutiva de tubarões ameaçados de extinção, cavalos-marinhos e outras espécies. O Aquário Marinho do Rio recebeu a Certificação de Bem-Estar Animal, emitida pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), em parceria com a Wild Welfare Worldwide.
Os mais de 2 mil painéis fotovoltaicos instalados no telhado do AquaRio permitem a geração de 77 mil kWh de energia limpa por mês, o que representa de 20 a 30% da energia consumida mensalmente pelo AquaRio. O sistema de energia renovável evita a emissão de 320 toneladas de gás carbônico para o ambiente a cada ano.
A atração funciona de segunda à sexta, das 9 às 16 horas, e aos fins de semana e feriados, das 9 às 17 horas. Os ingressos para visitação podem ser adquiridos no site.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes