Notícias

Ataque de pitbulls contra escritora no RJ durou 10 minutos, diz testemunha

O homem diz que estava fazendo seu treino diário quando foi alertado sobre os cachorros soltos

Por Daniel Henrique

O ataque de pitbulls contra a escritora Roseana Murray, de 73 anos, em Saquarema, na Região dos Lagos, durou pelo menos 10 minutos. A informação é do ultramaratonista Eduardo Neves, que ajudou a espantar os animais. Ele diz que estava fazendo seu treino diário quando foi alertado sobre os cachorros soltos na rua próxima a praia.

Saí do asfalto pra pegar o paralelepípedo, quando vejo uma senhora com a menina pedindo pra eu voltar: 'volta, volta, volta. Tem três pitbulls soltos, eles costumam atacar as pessoas.'. Aí eu tava na rua da praia e já ia descer pra rua de baixo. Só que, nisso que eu ia descer, escuto uma pessoa pedindo 'socorro, socorro'. Aí eu fui, quando cheguei lá vejo uma senhora deitada no chão e os cachorros em cima. Eu de pronto, de imediato, comecei a gritar com os cachorros 'sai, sai, sai'. Os cachorros corriam pra cima de mim e eu tentando bater neles com a vassoura, mas estava sendo em vão. - diz Eduardo.

Eduardo Neves disse que os cachorros também passaram a atacá-lo. Para se proteger, subiu no muro de uma casa. Um outro homem também tentou afastar os pitbulls com o carro, mas em vão. O ataque só cessou depois que uma outra pessoa chegou no local com uma faca e conseguiu atingir um dos cachorros.

Fiquei uns 10 a 15 minutos antes, sozinho, até esse rapaz chegar nesse carro pra me ajudar. Nisso, de tanto gritar socorro bem alto, tem um rapaz que tinha visto eu passar, escutou meu grito e pensou que tinha acontecido alguma coisa. Aí veio, pegou uma faca, saiu da casa dele com uma faca na mão, quando chegou deu de cara com os cachorros. Nisso, quando os cachorros pararam de vir pra cima de mim e foram pra cima ele, foi quando eu acertei uma paulada no meio do pescoço do cachorro. Só que o cachorro avançou em cima dele e ele conseguiu passar a faca na barriga do cachorro. Foi quando o cachorro pra dentro do quintal e os outros dois largaram ela. - falou ele.

Roseana foi socorrida e levada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Ela teve um braço amputado.

Apesar da gravidade do ataque, a escritora teve uma recuperação considerada pelos médicos como surpreendente e deve ter alta até o próximo fim de semana. Pela primeira vez, Roseana falou emocionada sobre a esperança de voltar a, até mesmo, escrever o próprio nome de novo.

Quero acalmar meus pequenos leitores, meus adolescentes leitores, que eu vou sair dessa. Não sei ainda como vou assinar meu nome, mas vou conseguir, vou conseguir. Vou inventar uma assinatura com a mão esquerda. - diz a escritora.

Em janeiro deste ano, um morador da região já havia denunciado que turistas tinham sido vítimas de ataques dos pitbulls e que o portão da casa onde os animais ficavam estava quebrado, possibilitando que os cachorros saíssem a hora que quisessem. A denúncia nunca foi respondida.

A Prefeitura de Saquarema ainda não respondeu a reportagem.

Tópicos relacionados