Bienal do Livro de 2023 começa nesta sexta-feira celebrando 40 anos do evento

No primeiro dia de festival, o Riocentro, recebeu uma mesa especial com autores que protagonizaram cenas inesquecíveis na história do encontro

Por Gustavo Sleman

Bienal do Livro de 2023 começa nesta sexta-feira celebrando 40 anos do evento
Bienal do Livro Rio 2023
Gustavo Sleman/ BandNews FM

Quatro décadas de muitas histórias e momentos marcantes. A Bienal do Livro de 2023 teve início nesta sexta-feira (1) celebrando os 40 anos de evento e o encontro de diferentes gerações.  

No primeiro dia de festival, o Riocentro, na Zona Oeste, recebeu em uma mesa especial com autores que protagonizaram cenas inesqueci´veis na história da Bienal. Ruy Castro, Thalita Rebouc¸as, Mauricio de Sousa, Ana Maria Machado e Clara Alves dividiram com o público as histórias favoritas de cada um deles na maior feira literária do país.

Criador da Turma da Mônica, o cartunista Mauricio de Sousa destacou a importância do evento para a formação de novos leitores.

Além da celebração pelos 40 anos da Bienal, uma convidada especial também assoprou as velinhas no festival: Mônica, que completa 60 anos em 2023. A dona da rua do Bairro do Limoeiro ganhou uma festa de aniversário, que tomou conta do Pavilhão Laranja, com direito ao público 'parabéns pra você'.

Em entrevista à BandNews FM, Mauricio de Sousa disse estar ansioso para não só comemorar mais vezes com Mônica, como também para criar novas histórias.

Escrever um livro não é uma tarefa fácil. Além de elaborar toda a história e e desenvolver personagens, a produção também passa por diferentes técnicas. Agora imagina fazer tudo isso à mão.

É o caso da escritora Vanessa Passos, que lançou recentemente 'Filha Primitiva', vencedor de diferentes prêmios entre 2021 e 2023. Vanessa participa do evento pela Editora Record.

Como já é tradição, os pequenos contam com um espaço totalmente dedicado a eles na Bienal. Com 600 m², a maior área de conteúdo do evento, o local faz uma homenagem ao clássico 'Alice no País das Maravilhas '.  

A Bienal também conta com diferentes editoras com publicações voltadas aos mais jovens. É o caso da Catapulta Editores, especializada em obras infantis e infanto-juvenis.  

Segundo um dos responsáveis pela operação da editora no Brasil, Evando Silva, os lançamentos da Catapulta no evento também abrange fãs de diferentes idades.

Neste ano, a Bienal também abre espaço, mais uma vez, para homenagens. Lançada pela VR Editora,  'Elza: a Voz do Milênio' é uma biografia de Elza Soares destinada às crianças. Para uma das autoras, Nina Rizzi, é importante apresentar a história e luta da cantora aos pequenos leitores.

O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia de abertura da vigésima primeira edição da Bienal, nesta sexta (1º). Durante a agenda, Paes assinou decreto que transformou o evento em Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da cidade.  

A Prefeitura do Rio organizou um esquema especial para a Bienal, com um reforço na operação do BRT da região e na atuação de agentes da Guarda Municipal, da CET-Rio e da Comlurb.

A Bienal do Livro de 2023 acontece até o dia 10 de setembro.

Mais notícias

Carregar mais