Notícias

Cachaça de Paraty ganha certificação de Indicação Geográfica

A premiação é conferida a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem

Por Pilar Copolilo (sob supervisão)

Cachaça está entre os destilados mais produzidos no mundo
Cachaça está entre os destilados mais produzidos no mundo
Agência Brasil

A cachaça de Paraty ganha a certificação de Indicação Geográfica, que é conferida a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem. 11 alambiques e instituições da cidade da Costa Verde Fluminense receberam o registro nesta quinta-feira. O selo é conferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.  

Proprietário do Alambique Pedra Branca, em Paraty, Lúcio Gama, destaca a importância das Indicações Geográficas para a proteção da cultura local;  

Aguardente, birita, pinga, branquinha...muitos nomes para a tradicional cachaça, que faz para parte da história econômica e cultural de Paraty. A importância do produto não foi reconhecida apenas hoje.  

Há 16 anos, alambiques associados já tinham o registro de Indicação de Procedência do Governo Federal, que reconhece a reputação da aguardente de cana pela região onde é produzida.  

A analista do Sebrae Rio, Aline Barreto, fala sobre como o instituto realiza o mapeamento de produtos que podem receber o registro de Indicação Geográfica.  

No Rio de Janeiro, outros produtos também já receberam o Registro de  Indicação Geográfica. Além da cachaça de Paraty; as laranjas de Tanguá, no interior do Estado, e as Três pedras de Carijós, rochas do noroeste do estado que são tradicionalmente empregadas em construções.  

Segundo o Sebrae, nos últimos cinco anos, o número de reconhecimento de Indicações Geográficas (IG) pelo país cresceu cerca de 60%. 

Tópicos relacionados