Notícias

Artistas lamentam morte do cantor Anderson Leonardo

Anderson tratava um câncer desde outubro de 2022

Por Guilherme Faria (sob supervisão)

Anderson Leonardo
Anderson Leonardo
Renato Pizzuto

A música e o carisma de Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, conquistaram fãs, mas também amigos e admiradores no mundo da música. Diversas personalidades prestaram homenagem nesta sexta-feira (26), após a confirmação da morte do cantor, aos 51 anos. Anderson estava internado em um hospital particular na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Ele tratava um câncer desde outubro de 2022.

Pelas redes sociais, diversos artistas lamentaram a morte. Entre eles, os cantores Belo, Zeca Pagodinho e Sérgio Loroza.

Além de ser vocalista, Anderson também compôs várias músicas do Molejo e tocava cavaquinho. O cantor Dudu Nobre conhecia Anderson há mais de quarenta anos. Emocionado, ele falou com carinho sobre o amigo:

"Hoje é um dia de muita tristeza. O samba e a música perdem um cara fantástico, um cara que era pura alegria, talento, genialidade, meu irmão Anderson Leonardo. A saudade vai ser eterna, obrigado por tudo, meu irmão, descanse em paz."

O também sambista Xande de Pilares relembrou a época em que conheceu Anderson Leonardo, em Pilares, na Zona Norte do Rio, região onde nasceram os dois artistas.

"Em 1981, eu conheci um garoto na rua, em Pilares, na porta de um supermercado, chamavam ele de Andinho. Aí aquelas brincadeiras de verso e tal, e aí ele me surpreendeu no verso, e eu perguntei quem era aquele garoto, botei na minha cabeça que eu tinha que me unir àquele garoto por a gente gostar de música, então eu tenho o Anderson como um irmão."

Escolas de samba do Rio também lamentaram a morte. A Mocidade usou os versos de uma das músicas do Molejo para prestar a homenagem. O Salgueiro relembrou a presença de Anderson em eventos da escola. A Portela destacou a irreverência do artista. O Império da Tijuca, que homenageou o Molejo no Carnaval de 1999, publicou uma nota de pesar e disse que torce para que o legado de Anderson siga alegrando os corações dos fãs.

Em conversa com a BandNews FM, o compositor Paulinho Mocidade destacou a desenvoltura de Anderson, ao afirmar que ele ganhou o mundo com seu talento:

"A partida a gente sabe que é certa, né? Agora, existem pessoas que marcam muito nosso dia a dia, né? E o Anderson era uma dessas pessoas. Eu o vi pequenininho e ele era de um talento, assim, fantástico, fantástico. E uma desenvoltura muito grande para ser um artista como ele era, entende? Ganhou o mundo, encantou o mundo, era divertidíssimo."

O Flamengo, clube do cantor, relembrou pelas redes sociais a gravação da música "Canto do Urubu", em referência ao Rubro-Negro. O Vasco da Gama também lamentou a morte do artista. 

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também se manifestou. Ele descreveu Anderson como um carioca que conquistou o Brasil com seu carisma e simpatia.

Anderson Leonardo foi vocalista do grupo Molejo por mais de 30 anos. Ao longo da carreira, dezenas de músicas animaram as festas do Brasil, como "Brincadeira de Criança", "Dança da Vassoura" e "Cilada".

Tópicos relacionados