Notícias

Câmara do Rio inicia sessão que vai definir futuro de Gabriel Monteiro

Para que a cassação ocorra, é necessário 2/3 dos 50 vereadores presentes votando a favor, ou seja, 34 votos

Mariana Albuquerque

Plenário da Câmara do Rio na sessão que vai definir futuro de Gabriel Monteiro
Plenário da Câmara do Rio na sessão que vai definir futuro de Gabriel Monteiro
Mariana Albuquerque

A sessão que discute a cassação do vereador Gabriel Monteiro foi prorrogada por mais três horas. O relator do processo no Conselho de Ética, Chico Alencar, já terminou a leitura do parecer e, neste momento, vereadores discursam no plenário da Casa. 

A próxima etapa é a oportunidade da defesa de Gabriel Monteiro de se manifestar, por até duas horas. Depois, os líderes de partidos e blocos podem se manifestar para orientar suas bancadas. Aí sim é iniciada a votação.

Votação que precisa de 34 votos a favor para cassação de mandato do parlamentar. Dos 50 vereadores, 47 estão presentes até o momento.

A sessão foi iniciada às 16 horas. Na chegada de Monteiro, os apoiadores começaram a gritar palavras de apoio e o presidente da casa, Caiado, teve que fazer uma pausa na explicação do rito da sessão. Ao longo do discurso dos vereadores, apoiadores de Monteiro gritaram palavras de apoio, interrompendo a palavra dos parlamentares.

Entre as acusações contra a Monteiro, estão gravar vídeo tendo relação sexual com uma menor de idade e expor pessoas em situação de vulnerabilidade na internet. A defesa alega que ele não sabia da idade, mas, em novos áudios atribuídos ao vereador, o parlamentar teria confirmado que sabia que se relacionava com menores de 18 anos e reafirma a preferência dele pelo o que chama de “novinhas”.

A votação acontece um dia após a Comissão de Justiça e Redação da Casa rejeitar o recurso apresentado pela defesa do político e avaliar que o processo ético-disciplinar está dentro da legalidade.

PASSO A PASSO DA SESSÃO

-  Inicio da sessão plenária com a leitura da ordem do dia pelo presidente da Casa.

- O relator, vereador Chico Alencar (PSOL), fará a leitura de seu parecer, favorável à cassação, por até uma hora.  

- Após a leitura do relator, os vereadores interessados podem discursar por até 15 minutos cada.  

- Terminada a fala dos parlamentares, será aberta a oportunidade da defesa de Gabriel Monteiro se manifestar, por até duas horas.  

- Ao fim da fala da defesa do representado, os líderes de partidos e blocos podem se manifestar para orientar suas bancadas.  

- A votação é nominal, por meio do painel eletrônico de votação

- Gabriel Monteiro será cassado se 2/3 dos vereadores forem favoráveis ao Projeto de Decreto Legislativo que determina a perda de mandato (34 votos). Todos os vereadores votam.

Tópicos relacionados