Cartórios passam a emitir autorizações de viagens internacionais para menores

Responsáveis pelas crianças e adolescentes podem reconhecer firma de forma 100% online para viagens ao exterior sozinhos ou com apenas um dos pais a partir desta terça-feira (7)

Por Bruna Bittar (sob supervisão)

Cartórios passam a emitir autorizações de viagens internacionais para menores
Cartórios passam a emitir autorizações de viagens internacionais para menores
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os cartórios do Rio passam a emitir autorizações de viagens internacionais eletrônicas para menores de idade. Os responsáveis pelas crianças e adolescentes podem reconhecer firma de forma 100% online para viagens ao exterior sozinhos ou com apenas um dos pais a partir desta terça-feira (7). 

O serviço, em parceria com a Polícia Federal, é feito através da plataforma digital e-Notariado. Ao abrir a solicitação de emissão da Autorização Eletrônica de Viagem Internacional, o adulto poderá optar pela emissão tradicional em cartório ou de forma totalmente remota, por meio de videoconferência. 

Para fazer o processo digital os pais precisam ter um certificado digital padrão ICP-Brasil ou Certificado Notarizado.

Ao concluir todo o processo online, os responsáveis receberão o documento digital para validar no guichê da companhia aérea, via leitura de QR Code no celular ou em papel.

Com a da Autorização Eletrônica de Viagem Internacional tanto o menor quanto o responsável poderão acessar o documento via aplicativo do e-Notariado e apresentá-lo por QRCode nos guichês de atendimentos de aeroportos. 

A AEV tem validade pré-determinada pelos requerentes e pode ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo pelo site ou pelo aplicativo do e-Notariado.

Mais notícias

Carregar mais