Notícias

Cerca de 23% das internações no Brasil não tiveram informação de raça/cor

Dados de 2021 são menores do que o registrado no início da série histórica em 2008, quando mais de 35% deixaram de preencher as informações

Por João Boueri

Regiões Sul e Sudeste foram as que apresentaram o maior percentual
Regiões Sul e Sudeste foram as que apresentaram o maior percentual
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Cerca de 23% das internações no Brasil não tiveram o campo raça/cor informado em 2021. O percentual é menor do que o registrado no início da série histórica em 2008, quando mais de 35% deixaram de preencher as informações. Os dados são do Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde, vinculado à Fiocruz, com base no Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS).

As regiões Sul e Sudeste foram as que apresentaram o maior percentual do campo raça/cor não informados no período de 14 anos.

A pesquisa aponta que, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, a redução do preenchimento "sem informação" foi acompanhada por um aumento da participação percentual da declaração de raça/cor "parda".

Para os pesquisadoras, deveria se utilizar prioritariamente a autodeclaração de raça/cor do usuário do serviço de saúde, mas isso não ocorre com frequência. Os especialistas também afirmam que é necessário investir na capacitação profissional para o preenchimento adequado de raça/cor.

Tópicos relacionados