Covid-19: levantamento mostra que mais de 50 mil idosos foram salvos pela vacina

A aplicação de doses evitou 158 a 178 mil internações do grupo em hospitais de todo o Brasil

Por Mariana Albuquerque

A Covid-19 já causou a morte de cerca de 689 mil pessoas no País. Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A Covid-19 já causou a morte de cerca de 689 mil pessoas no País.
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Um artigo publicado na revista The Lancet Regional Health Americas e realizado por brasileiros mostra que as vacinas contra o vírus da Covid-19 salvaram entre 54 a 63 mil vidas de idosos com 60 anos ou mais, no período de janeiro a agosto de 2021. 

Nesse mesmo período, a vacinação evitou 158 a 178 mil internações dos idosos em hospitais de todo o Brasil.

O levantamento foi feito por pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, além de profissionais da Unesp, da Unicamp, da Universidade Federal do ABC e da USP. 

De acordo com eles, se o ritmo, considerado moderado a rápido, de aplicação de doses fosse o mesmo que oito semanas depois do início da campanha, em fevereiro de 2021, o número de mortes de pessoas idosas poderia ter sido de 40 a 50% menor do que o observado no pico do vírus.

Os dados indicam que outras 47 mil vidas de idosos poderiam ter sido salvas e aproximadamente 104 mil hospitalizações evitadas, caso a imunização fosse acelerada. 

De acordo com o coautor do estudo e pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz, Marcelo Gomes, a pesquisa tem como objetivo dimensionar a importância das vacinas contra a Covid-19 e a eficácia da estratégia de vacinação para combater o vírus. 

Marcelo Gomes também destaca que eventuais discussões sem origem científica acabam gerando dúvidas sobre a vacinação e atrapalham a cobertura vacinal...

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a Covid-19 já causou a morte de cerca de 689 mil pessoas no País.

Mais notícias

Carregar mais