Covid-19: nova edição do Boletim Infogripe aponta diferentes cenários no país

Estudo mostra que regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul tem interrupção no crescimento dos casos, enquanto Norte e Nordeste seguem com aumento

João Boueri*

Estudo é divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz Leonardo Oliveira/FioCruz
Estudo é divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz
Leonardo Oliveira/FioCruz

A nova edição do Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz aponta diferentes cenários epidemiológicos nos casos de Covid-19 nas regiões do país. Os dados analisados são referentes ao período entre 10 e 16 de julho. 

O estudo mostra que as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul apresentam interrupção do crescimento dos casos, enquanto Norte e Nordeste continuam com manutenção do crescimento. Em todo o país, mais de 79% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave estão relacionados à Covid-19.

Para os pesquisadores da Fiocruz, um dos motivos para a diferença pode estar relacionada com o período de início do processo de crescimento na metade sul do país, em abril. No Norte e Nordeste, o crescimento foi constatado a partir do final de maio e início de junho.

Segundo o pesquisador da Fiocruz e coordenador do Boletim Infogripe, Marcelo Gomes, quando todo o país é analisado, é possível observar uma estabilização dos casos, já que há estados com tendência de crescimento e outros com sinais de platô.

Outro dado que preocupa tem a ver com crianças de até 4 anos. Segundo o Boletim Infogripe, a Covid-19 é responsável pela maioria dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave nessa faixa etária.

No dia 13 de julho, a Anvisa aprovou o uso emergencial da vacina CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos de idade. Cidades como Boa Vista, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Recife, Salvador e o Distrito Federal.

Em 2022, a Covid-19 representa 94,2% dos óbitos causados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes

Mais notícias

Carregar mais