Notícias

Credores da Oi aprovam Plano de Recuperação Judicial

Segundo a companhia, o novo plano procura encontrar uma solução viável para análise da dívida financeira

Por João Videira (sob supervisão)

Credores da Oi aprovam Plano de Recuperação Judicial
Credores da Oi aprovam Plano de Recuperação Judicial
Divulgação

Credores da tele Oi aprovam o Plano de Recuperação Judicial da empresa. Esse foi o segundo processo consecutivo de recuperação da companhia. O primeiro foi protocolado em 2016.

O novo plano depende apenas do aval da Justiça do Rio, onde tramita a recuperação, para ser homologado.  

A companhia, cuja dívida no último trimestre de 2023 ultrapassava os R$ 25 bilhões, informou que o plano inclui a captação de um empréstimo de até 135,8 milhões de dólares além da venda de participações em empresas.

Segundo a Oi, o novo plano procura encontrar uma solução viável para o equacionamento da dívida financeira como forma de alcançar uma estrutura sustentável e de arcar com compromissos financeiros.

No documento que deve ser apresentado à 7ª Vara Empresarial do Rio, a companhia disse que busca paralelamente resolver temas associados à concessão de telefonia fixa, incluindo as negociações com a Anatel.

Um processo de arbitragem que pode livrar a empresa de algumas obrigações do regime de concessão de telefonia, herdado da época de privatização dos serviços de telecomunicação, está em andamento. A Oi deve retribuir com investimentos. O acordo depende de aval do Tribunal de Contas da União (TCU).

A Oi enxerga o ativo como obsoleto e custoso, o que teria levado a baixa em sua lucratividade quando do primeiro pedido de recuperação, em 2016. Em 2022, a empresa recorreu novamente ao Judiciário ao enfrentar problemas na transferência de bens e perda de clientes.

Tópicos relacionados