Notícias

Disque Denúncia faz campanha para promover denuncias sobre soltura de balões

26ª edição do Disque Balão faz parte do programa Linha Verde, canal específico para informações de crimes ambientais

Por Pilar Copolilo (sob supervisão)

Prática de soltar balões é crime
Prática de soltar balões é crime
Reprodução

Até o dia 15 de setembro, o Disque Denúncia do Rio realiza uma campanha para incentivar as denúncias sobre crimes relacionados à soltura e comercialização de balões. A 26ª edição do Disque Balão faz parte do programa Linha Verde, canal específico para informações de crimes ambientais. A campanha é feita todo ano a partir de abril e, dessa vez, foi lançada nesta segunda-feira (15).

As informações auxiliam os órgãos ambientais no planejamento de operações contra balões não tripulados.  

No ano passado, o Linha Verde cadastrou 116 denúncias envolvendo grupos de baloeiros, locais de comercialização, fabricação ou soltura de balões, 68% a mais do que no ano de 2022. Com o auxílio das denúncias, o Comando de Polícia Ambiental e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente apreenderam pelo menos 315 balões, além de buchas, lanternas, bocas de balão e fogos de artifício.

Renato Almeida, coordenador geral do Disque Denúncia, afirma que o número de denúncias recebidas pelo programa tem aumentado significativamente.

Renato Almeida ainda explica que os riscos de queimadas e acidentes são enormes em caso de queda dos balões e, por isso, é importante denunciar.

As informações podem ser passadas pelo aplicativo ou pelas redes sociais do Disque Denúncia ou ainda pelos números de telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, por ligação ou mensagens

A prática de soltar balões é crime, e a pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões é de 1 a 3 anos de detenção, multa ou ambas.

Tópicos relacionados