O número de casos de dengue na cidade do Rio em maio deste ano ultrapassou o total de registros da doença em todo o ano passado. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
Em 2022, até agora, todos os meses registraram aumento de casos na comparação com o mês anterior. Em maio foram 1.413 registros, o maior número do ano. Ao longo de 2021 foram contabilizadas 937 infecções.
O secretário municipal de Saúde afirma que apesar do aumento, principalmente na primeira quinzena de maio, os números não chegam a superar a média histórica de casos para o período. Rodrigo Padro destaca que, além da sazonalidade da doença, o cenário pode ser explicado por uma subnotificação de casos no ano passado.
De janeiro a junho deste ano o número de casos subiu 304,53% com relação ao mesmo período em 2021. Os dados de 2022 contabilizados são até o dia 7 de junho.
O aumento também é percebido a nível estadual. De acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, nos cinco primeiros meses do ano, houve um crescimento de cerca 117% nos registros de dengue, na comparação com o mesmo período do ano passado. A Capital Fluminense registra a maior parte dos casos. Ao todo, o município do Rio notificou três mortes pela doença este ano.
Ainda segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o sorotipo 2 da dengue era predominante no estado no período analisado. Segundo a pasta, o vírus tipo 2 circulou no Rio em 2007 e 2008, mas uma parte importante da população ainda não teve contato com ele.