Entrada de turistas internacionais no Rio de Janeiro teve aumento de 22% em 2023

Dados foram confirmados pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, ao ser questionado sobre a situação do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte do Rio, nesta quarta-feira (22)

Por João Boueri

Entrada de turistas internacionais no Rio de Janeiro teve aumento de 22% em 2023
Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Zona Norte do Rio.
Tânia Rego/Agência Brasil

A entrada de turistas internacionais no Rio de Janeiro teve aumento de 22% em 2023, na comparação com o ano passado. Os dados foram confirmados pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, ao ser questionado sobre a situação do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte do Rio, nesta quarta-feira (22).

Segundo a Secretaria de Estado de Turismo do Rio, o número de turistas estrangeiros no ano passado chegou a mais de um milhão de 190 mil. Os argentinos lideraram a lista com 30% das visitas, seguidos pelos chilenos e norte-americanos.

O Aeroporto do Galeão deve atingir a marca de 14 milhões de passageiros em 2024. No ano passado, o número ficou na marca de sete milhões. Já em 2022, apenas quatro milhões de passageiros utilizaram o terminal.

A movimentação na aviação brasileira também aumentou no ano passado, quando o número de passageiros atingiu a marca de 112,6 milhões no mercado doméstico e internacional. O aumento é de cerca de 15%, na comparação com 2023, quando o país teve 98 milhões de passageiros. A informação é do ministro Sílvio Costa Filho, que comentou sobre a situação do país na aviação e do Rio de Janeiro.

"A gente está trabalhando muito pelo fortalecimento do aeroporto do Galeão. Quando nós assumimos, a gente procurou o governador, procuramos o prefeito do Rio, conversamos com a infraero, conversamos com a Changi, que é a concessionária que administra o aeroporto e buscamos uma solução conjunta. Para você ter uma ideia, o Galeão saiu no ano de 2023 para 7 milhões de passageiros, que estava em torno de 4, foi para 7, e além dos turistas internacionais que estão voltando a viajar para o Rio de Janeiro, cada vez mais a gente está tendo a aviação regional, tanto é que a gente conseguiu ampliar em mais de 20 novas localidades só no ano passado."

O Brasil atingiu o melhor resultado na movimentação de passageiros na aviação civil desde 2019 nos primeiros quatros meses do ano. Em 2024, 37 milhões e 769 mil passageiros circularam nos aeroportos do país. A informação consta no relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil.  

Segundo o Governo Federal, a previsão é de que a aviação comercial do país alcance números melhores em 2024. O setor deve contar com um investimento da ordem de R$ 3 bilhões ao longo do ano. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais