Enquanto os trens e bondes vão se degradando diante do abandono do poder público com a Estação da Leopoldina, especialistas ressaltam a importância do espaço como conexão de modais na cidade.
Uma relevância que ganha ainda mais destaque, diante da precariedade dos trens, refletindo em atrasos nas viagens e aglomerações nas plataformas, diariamente.
A BandNews FM teve acesso ao interior do histórico edifício, na região central do Rio. No local é possível ver as carcaças do que já foram os vagões da Cruzeiro do Sul, que operou entre Rio X São Paulo nos anos 1930 e 1940, viação inaugurada pelo então presidente Getúlio Vargas. Ele chegou a viajar na composição.
Os bondinhos de Santa Teresa, retirados de circulação, e até os bondinhos do Morro do Corcovado, construídos entre entre 1910 e 1970, também seguem apodrecendo na Estação da Leopoldina. Da mesma forma, o prédio também apresenta problemas de manutenção. Há infiltrações no teto, que comprometem a instalação elétrica e queda de rebocos, além da falta de pintura e danificação do piso.
O professor de Engenharia e Transportes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rocha Vaz, destaca a localização estratégica da Estação da Leopoldina.
No início do mês, a SuperVia, concessionária que opera os serviços de trem no Rio, firmou acordo com o Ministério Público Federal para reformar parte da estação da Leopoldina. Estão previstas a recuperação dos pisos e revestimentos das plataformas, além da impermeabilização dos pisos, pilares e laje de cobertura, instalação de nova rede de iluminação na área de embarque e nas plataformas e ainda de águas pluviais com novo sistema de tratamento. O projeto foi encaminhado ao Iphan. O Instituto informou que analisa o pedido como prioridade.
A Secretaria de Estado de Transportes informou que o prédio da estação Leopoldina é um bem de propriedade da União e do Estado, sob a administração da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística. O comunicado ainda acrescenta que a Central Logística solicitou um levantamento do patrimônio para identificar a situação de todos os equipamentos da empresa.