A partir da próxima segunda-feira (19), começa a funcionar na Autoestrada Lagoa-Barra uma faixa exclusiva para motociclistas. Segundo a Prefeitura do Rio, o objetivo é melhorar o fluxo e reduzir acidentes de trânsito com motos. A faixa experimental vai ser delimitada com sinalização azul na pista sentido Lagoa, entre as duas faixas atuais, no trecho em São Conrado, na Zona Sul. Serão dois quilômetros de extensão, com início 80 metros após a Rua Princesa Diana de Gales e término 40 metros antes do Viaduto Mestre Manoel. A motofaixa vai ser pintada de domingo (18) para segunda-feira (19).
Os demais veículos vão poder passar sobre a pista para mudar de faixa de trânsito. O uso pelas motos não é obrigatório. A velocidade máxima na motofaixa é de 60 km/h, enquanto que, fora dela, a velocidade máxima é de 80 km/h.
Segundo a Prefeitura, cerca de 600 motocicletas circulam por hora na Lagoa-Barra, o que corresponde a 20% do fluxo, e 44% das vítimas de acidentes no trecho da autoestrada são motociclistas e passageiros de motos, segundo a CET-Rio.
Ainda de acordo com a Prefeitura, câmeras mostram também que 41,9% das motocicletas se envolvem em situações perigosas, ao mudar de faixa e circular pelo acostamento ou entre os carros.
A via foi escolhida para receber a primeira motofaixa da cidade, por causa da grande quantidade de acidades, das pistas largas e da proximidade com a base da CET-Rio.
Errata: A velocidade máxima fora da motofaixa no trecho é de 80 km/h, não de 60 km/h. A informação foi corrigida às 7h56 de 19/08.