Fechado desde 2006, Cinema Icaraí, em Niterói, será reformado

O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio aprovou, por unanimidade, o projeto de restauração e reforma do local

Andrezza Buzzani

Cinema Icaraí, em Niterói, será reformado Divulgação/Prefeitura de Niterói
Cinema Icaraí, em Niterói, será reformado
Divulgação/Prefeitura de Niterói

O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio aprovou, por unanimidade, o projeto de restauração e reforma do Cinema Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.  

A licitação deve ocorrer ainda no início do segundo semestre deste ano. As obras custarão em torno de R$ 45 milhões.

O espaço está fechado desde 2006 e sofre com o abando. O prédio, inaugurado em 1945, no estilo Art Déco, era considerado um dos últimos cinemas de rua de Niterói. O edifício é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Em 2019, a Universidade Federal Fluminense assinou um termo de cessão do Cinema à Prefeitura de Niterói por 40 anos.  

O professor de Cinema da UFF Rafael de Luna explica que o Cinema Icaraí se tornou um dos principais espaços de estreia filmes na cidade.  

A autônoma Cristiane Santos lembra que, na época em que Titanic estava em cartaz, quase não conseguiu assistir ao filme porque a disputa era grande para conseguir ingressos.  

Para o servidor público Carlos Estupiã, as memórias da infância dele se misturam com as do cinema.  

O cineasta Eduardo Nunes lembra de cada filme que assistiu no Cinema Icaraí. Para ele, o espaço vai ser capaz de marcar outras gerações.  

O imóvel ganhará um anexo na cobertura para abrigar três restaurantes. Segundo a prefeitura, o prédio terá três salas de cinema de última geração e uma grande sala para concertos, que poderá ser usada também como cinema, além de abrigar a Orquestra Nacional da UFF.

O restauro também será acompanhado de um livro em coprodução com o INEPAC e com um documentário para registrar a memória afetiva do niteroiense com o espaço.

Mais notícias

Carregar mais