Fiocruz revela que quase 100% dos genomas sequenciados são da variante Ômicron

Os dados são referentes ao período de 11 de fevereiro a 3 de março

Gustavo Sleman

Durante essas três semanas, laboratórios de seis estados produziram 2.971 genomasC CDC
Durante essas três semanas, laboratórios de seis estados produziram 2.971 genomasC
CDC

A variante Ômicron da Covid-19 representa quase 100% dos genomas sequenciados pela Fundação Oswaldo Cruz. A informação foi divulgada pela instituição nesta sexta-feira (11), e é parte dos resultados da vigilância sobre as linhagens e variações do vírus. Os dados são referentes ao período de 11 de fevereiro a 3 de março.

De acordo com a Fiocruz, durante essas três semanas, laboratórios de seis estados produziram 2.971 genomas. O levantamento apontou que, em fevereiro, a Ômicron correspondeu a mais de 99,7% dos genomas sequenciados. Em janeiro, a taxa foi de 95,9%, enquanto em dezembro havia sido de 39,4%.

No momento, a variante é classificada em mais de 40 linhagens, iniciadas pela sigla BA. No Brasil, foram identificadas apenas três: BA.1, com 13.072 genomas, BA.1.1 com 2.193, e BA.2, com 21.

As informações foram coletadas a partir da parceria com os Laboratórios Estaduais de Saúde Pública, da Coordenação-Geral de Laboratórios do Ministério da Saúde, de Laboratórios de Assistência Diagnóstica da Fiocruz e outras instituições brasileiras.

Mais notícias

Carregar mais