Ginástica artística feminina já trouxe duas medalhas para o Brasil

25 atletas que estão em Paris representam duas das grandes instituições do esporte do Rio

Por Guilherme Veiga (sob supervisão)

Ginástica artística feminina já trouxe duas medalhas para o Brasil
25 atletas que estão em Paris representam duas das grandes instituições do esporte do Rio
Miriam Jeske/COB

Em meio ao intenso calendário do futebol brasileiro, os times cariocas também precisam arrumar um tempinho para acompanhar a corrida por medalhas nas Olimpíadas. Afinal, 25 atletas que estão em Paris representam duas das grandes instituições do esporte do Rio de Janeiro.

18 deles são do Flamengo, sendo quatro da ginástica artística feminina, que já trouxe duas medalhas para o Brasil: o bronze inédito por equipes e a prata no individual geral, de Rebeca Andrade. Nesta quinta-feira (1º), ela se tornou a mulher brasileira com o maior número de conquistas olímpicas, com quatro medalhas.

Em entrevista à BandNews FM, Rebeca comentou sobre o feito alcançado e a expectativa para as finais restantes, no salto, na trave e no solo.

É gigante, né? Acho que em todos os dias da competição eu fui conseguindo me manter tranquila, isso foi essencial. Vai depender muito de como eu vou chegar na final do salto. Calma, acabei de terminar a competição, preciso descansar. Mas vai depender muito de como eu vou estar me sentindo. Tomara que aconteça, né? O resultado é consequência. Mas eu vou fazer o meu melhor pra que venham resultados bons.

Jade Barbosa também integra o quarteto de rubro-negras da ginástica, junto com Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira. Completa o grupo Júlia Soares, do Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (CEGIN).

A ginasta, de 33 anos, conversou com a reportagem sobre o fato de ser a mais experiente entre as meninas.

Eu acho que as outras meninas também acabam sendo muito experientes, mas eu acho que essa mistura é o que torna toda a competição tão especial. Nós temos diferentes gerações que juntam e se completam.

O Botafogo tem sete atletas competindo na capital francesa, enquanto Fluminense e Vasco não possuem nenhum representante. No entanto, o Cruzmaltino é o clube com mais medalhas em Jogos Olímpicos no Brasil. São 40 conquistadas desde Londres 1948.

O historiador Walmer Peres destaca a presença do Vasco em Sydney 2000, quando 29 medalhas vieram de atletas da equipe, tanto brasileiros quanto estrangeiros.

O auge foi em 2000, onde quase 100 atletas vascaínos foram para as Olimpíadas de Sydney. Aquele período foi fundamental para dar força para as próximas Olimpíadas. O Brasil não obteve medalhas de ouro, mas obteve prata e bronze. Nas Olimpíadas seguintes, alguns atletas conseguiram chegar ao auge com o ouro olímpico, mas o Vasco teve atletas de outras nacionalidades que conquistaram o ouro. Foram 29 medalhas: cinco de ouro, 14 de prata e 10 de bronze.

No Rio, o Flamengo é o segundo time com a maior quantidade de medalhas nas Olimpíadas, com 27, seguido por Fluminense, com 14, e Botafogo, com um bronze.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais