Há muito tempo não víamos os times cariocas na parte de cima da tabela do Brasileirão. E uma coisa chama atenção, pelo menos, em três dos quatro cariocas na competição: o desempenho dos goleiros nesta temporada. Lucas Perri (Botafogo), Fábio (Fluminense) e Léo Jardim (Vasco) são destaques dos seus times nestes primeiros cinco meses de 2023.
O goleiro alvinegro Lucas Perri soma quatro jogos sem tomar gol no Brasileirão. Na temporada disputou 29 jogos e sofreu 24 gols. Com 1,97m de altura, o paredão chegou ao clube em agosto e iria ser trabalhado para assumir a posição de Gatito Fernandez de forma natural. No entanto, a lesão do paraguaio o fez assumir a titularidade no fim do ano passado.
Um dos jogos de destaque de Perri foi a partida contra o Flamengo, que o alvinegro venceu por 3 a 2 e o goleiro fez 11 defesas. “Fico feliz por poder ajudar o Botafogo. Nosso time está em uma crescente legal, tem grandes coisas para conquistar. Vencer clássico é muito bom, da mesma forma que vencemos o Fluminense, mas estamos tranquilos, temos muitos objetivos no ano”, disse o goleiro ao fim da partida. No Brasileirão 2023, Perri é o goleiro que menos sofreu gols, apenas seis.
Falando em número de defesas por jogo, vale destacar o experiente goleiro tricolor Fábio. Aos 42 anos e com 21 títulos na carreira, ele é um dos protagonistas do time de Fernando Diniz. Até agora disputou 28 jogos e sofreu 19 gols na temporada.
Com 1,89m, Fábio somou 10 defesas na partida contra o The Strongest pela Copa Libertadores. Esse número bate a soma dos três jogos anteriores: sete defesas. Pela quarta rodada do Brasileirão, o jogador brasileiro com mais jogos disputados pela Libertadores, também se destacou, salvando o Fluminense de uma derrota ainda maior para o Fortaleza.
Apesar da campanha ruim do Vasco da Gama, o goleiro Léo Jardim também é destaque no time cruzmaltino. Em todos quatro jogos em que o Vasco pontuou, Léo Jardim foi bem. O goleiro foi protagonista na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG e no empate em 1 a 1 com Fluminense, além de ter feito defesas importantes diante do Palmeiras, Bahia e Coritiba.
Até a 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, Léo Jardim somava 33 defesas, sendo o goleiro com mais defesas na competição. Até então, era seguido por Lucas Perri, do Botafogo, com 26 defesas. Comparado a Perri e Fábio, Jardim sofreu 22 gols em 17 jogos na temporada.
Ao final da 8ª rodada da competição, o Botafogo é líder isolado com 21 pontos. Flamengo e Fluminense ocupam, respectivamente, a 7ª e a 8ª posição, com os mesmos 13 pontos. O Vasco está em 18º lugar, na zona de rebaixamento, com apenas 6 pontos.
Brasileirão 2023
Lucas Perri (Botafogo) - 8 Jogos - 6 gols sofridos
Fábio (Fluminense) - 8 jogos - 8 gols sofridos
Leo Jardim (Vasco) - 8 Jogos - 13 gols sofridos
Temporada 2023
Lucas Perri (Botafogo) - 29 Jogos - 24 gols sofridos
Fábio (Fluminense) - 28 Jogos 19 gols sofridos
Leo Jardim (Vasco) - 17 Jogos 22 gols sofridos