Governo decide interditar escola com graves problemas estruturais na Zona Norte

Local aguarda intervenções há 11 anos

Por Carlos Briggs

Após denúncia da BandNews FM, o Governo do Rio resolve interditar parte de escola com sérios problemas estruturais e que aguarda por intervenções há 11 anos.  

O problema acontece no Colégio Estadual Professora Nazareth Cavalcanti Silva, localizada em Cascadura, na Zona Norte do Rio. Desde 2013, professores e alunos pedem socorro. Na ausência de uma ação efetiva, a direção da unidade improvisou e colocou escoras de madeiras na escola. A unidade possui 1.200 alunos matriculados.

O professor Diogo de Andrade, dá aula de Língua Portuguesa no colégio e destaca: depois de 11 anos, o escoramento, que deveria ser improvisado, não suportou a pressão da estrurua, que está instável, e quebrou.

A Empresa de Obras Públlicas do Estado do Rio de Janeiro este no local no fim de janeiro e identificou a necessidade de intervenções emergenciais na escola. No mesmo laudo, a que BandNews FM teve acesso, a Emope apontou fissuras e trincas na laje.

A conclusão da visoria foi interditar cinco salas de aula, que, mesmo com os problemas, o Governo do Rio afirmava aos professores, até dezembro do ano passado, que poderiam ser utilizadas. Cerca de 40 alunos estudavam nessas salas de aula, o que representa aproximadamente 200 estudantes freqentandos esas áreas consideradas vulneráveis, na unidade.  

No mesmo dia em que a Secretaria de Estado de Educação foi procurada, representantes da pasta se reúniram com a direção do Colégio Estadual Professora Nazareth Cavalcanti Silva, horas depois do contato da BandNews FM. No encontro, ficou decidido que cinco salas de aula seriam interditadas.

Em nota oficial, a Secretaria informou que a área afetada está isolada e não oferece risco à comunidade escolar. O comunicado ainda acrescenta que já existe um projeto contratado para a reforma total da unidade.

Mais notícias

Carregar mais