A Secretaria de Estado de Saúde do Rio enviou um ofício aos 92 municípios do estado recomendando a ampliação da oferta de testes rápidos de antígeno para Covid-19. O comunicado orienta que todos os pacientes das unidades básicas e de pronto atendimento com sintomas de síndrome gripal sejam testados para a doença.
De acordo com a análise realizada pela vigilância estadual, a taxa de positividade de testes de antígeno registrou aumento nos últimos 15 dias, saindo de 5% para 16%. A taxa passou de 3% para 7% nos testes RT-PCR. A pasta também registrou aumento 5 para 8 na média diária de leitos solicitados para tratamento da doença.
O levantamento mostrou ainda que, embora a taxa de positividade para Covid-19 tenha aumentado, os vírus respiratórios com maior circulação foram o rinovírus, com 21% de amostras testadas, e o adenovírus, com 17%. O SARS-CoV-2 aparece em 4% das amostras testadas.
Apesar do aumento, segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, o aumento mundial na transmissão da variante Ômicron é observado, mas as taxas registradas no estado são baixas, e as recomendações para testagem em larga escala fazem parte do monitoramento da doença.
Ainda de acordo com Chieppe, um plano de contingência será posto em prática se necessário.