Governo Federal prorroga atuação da Força Nacional no Rio até março de 2024

A medida, anunciada nesta semana pelo ministro Flávio Dino, foi publicada no diário oficial da união nesta sexta-feira (17)

Por João Videira (sob supervisão)

Governo Federal prorroga atuação da Força Nacional no Rio até março de 2024
Agentes da Força Nacional vão atuar no Rio
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Foi publicada no Diário Oficial da União a medida que prorroga a atuação da Força Nacional no Rio de Janeiro até março de 2024. O anúncio foi feito nesta semana pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.

A portaria afirma que os agentes de segurança vão atuar por mais 77 dias. O efetivo será capitaneado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e terá como foco o patrulhamento ostensivo em rodovias federais do Rio, centrado em um primeiro momento na Presidente Dutra (BR-116), Rio-Magé (BR-116), Arco Metropolitano (BR-493) e Washington Luiz (BR-040).  

A ideia é turbinar a fiscalização em áreas fronteiriças e aduaneiras com a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), através atuação de militares com poder de polícia.

As medidas se somam à instalação do Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos (Ciifra), que mira a "asfixia" do crime através do combate à lavagem de dinheiro.

O Governo Federal passou a atuar no Rio após a escalada de eventos de grande repercussão para a segurança pública do estado. Em 23 de outubro, um ataque em represália à morte de um parente de um miliciano deixou 35 ônibus queimados na Zona Oeste da capital fluminense.

Dias antes, três médicos foram assassinados em um quiosque após um deles ter sido com um miliciano na mesma Zona Oeste.

Mais notícias

Carregar mais