A queda na temperatura promete aquecer o turismo em todo o Estado. Essa é a expectativa de donos de hotéis e de restaurantes na Região Serrana.
Em Petrópolis, além do setor hoteleiro, o comércio também espera alta nas vendas. Nos primeiros 15 dias de maio, a cidade teve crescimento de 20% no setor do varejo. Desempenho que deve acelerar o processo de recuperação econômica da cidade depois da tragédia de fevereiro.
Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, Marcelo Fiorini, a chegada do frio em conjunto com datas importantes para o comércio local, como o Dia dos Namoradores e a Bauernest, a festa do colono alemão, faz crescer a expectativa de melhora.
A rede hoteleira também está confiante na ocupação de leitos. Marcelo Valente, que é dono de um hotel no Centro de Petrópolis, espera aumento de pelo menos 40% na procura por quartos.
Além da Serra, outra região muito procurada nessa época do ano é o Vale do Café, no Vale do Paraíba do Sul Fluminense. Nesta quinta-feira, começa o segundo fim de semana do Festival Gastronômico Delícias do Vale do Café, que vai até o dia 22.
São mais de 60 estabelecimentos participantes, entre cafés, docerias, restaurantes, fazendas históricas e produtores do Vale, com pratos especiais com valores fixos. A lista completa está no site do Festival Gastronômico Delícias do Vale do Café.