A inflação oficial do país tem alta de 0,41% em novembro, na comparação com outubro. Segundo o IBGE, o aumento foi influenciado pelos setores de Transportes e Alimentação e Bebidas. Juntos, os dois segmentos representam cerca de 71% do índice.
Entre os itens comprados em mercados, o leite longa vida teve queda de 7,09% no mês passado. Apesar da redução, a alta acumulada do produto está em cerca de 31%. Neste ano, a alta acumulada do leite chegou a mais de 77%.
Consumidores ainda reclamam do custo dos produtos.
No setor de Transportes, a alta foi influenciada mais uma vez pelo aumento dos combustíveis no mês de novembro. Sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em novembro. O setor de Vestuário apresentou a maior variação, com aumento 1,22%, pelo quarto mês seguido.
A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, explica que a inflação ficou abaixo do previsto e o número divulgado já era esperado pelo mercado financeiro. No entanto, a alta ainda influencia no dia a dia da população.
Já o setor de Saúde e cuidados pessoais teve uma pequena desaceleração, de 0,02%, em relação ao mês anterior.
De acordo com o IBGE, no ano de 2022, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo acumula alta de 5,13%. Já nos últimos 12 meses, elevação acumulada está em 5,90%.