O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia fez um alerta no Dia Internacional da Mulher em relação à Osteoporose. Segundo o hospital, o público feminino têm mais chances de desenvolver a doença, e a menopausa é o principal fator responsável por esta estatística.
A osteoporose se caracteriza pela diminuição da densidade dos ossos, que os tornam mais frágeis e porosos, aumentando o risco de fraturas. A queda hormonal abrupta no período da menopausa faz com que as mulheres sejam mais suscetíveis à doença.
Outros fatores como tabagismo, sedentarismo, histórico familiar e falta de cálcio e vitamina D também influenciam para o surgimento da Osteoporose.
O médico geriatra da Área de Medicina Interna do INTO, Rodrigo Buksman, explica que os sintomas iniciais da osteoporose não são reconhecidos facilmente.
Segundo o médico, a prática de exercícios físicos, a ingestão de alimentos ricos em cálcio e a exposição solar de forma moderada podem fazer com que a massa óssea se desenvolva de maneira saudável.