BandNews FM Rio de Janeiro

Lula diz que economia brasileira pode ser a sexta maior do mundo até 2026

Presidente defende que o aumento da arrecadação e a queda da taxa de juros vão permitir a redução do déficit

Por João Boueri

Lula diz que economia brasileira pode ser a sexta maior do mundo até 2026
Reprodução/FII Institute

O presidente Luís Inácio Lula da Silva projetou a economia brasileira como a sexta maior do mundo até 2026, quando termina o atual mandato do político. Durante a realização do Fórum de Investimentos Prioridade 2024 do Instituto da Iniciativa de Investimentos Futuros (FII Institute) na manhã desta quarta-feira (12), Lula falou sobre investimentos no país e também sobre atual situação econômica do Brasil.

O presidente destacou o crescimento do Produto Interno Bruto nos últimos 12 meses. Segundo o IBGE, o PIB cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2024, o que representa um acumulado de 2,5% nos quatro trimestres anteriores. Com o resultado, o Brasil pode se tornar a oitava maior economia do mundo.  

No início da semana, o Banco Central elevou a previsão para o crescimento da economia em 2024, passando de 2,05% para 2,09%.

O mercado financeiro elevou a previsão para o crescimento da economia este ano. Segundo o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Banco Central (BC), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) fechará 2024 em 2,09%  

Lula disse que o aumento da arrecadação e a queda da taxa de juros vão permitir a redução do déficit.

A balança comercial do Brasil fechou 2023 com saldo recorde. As exportações nos quatro primeiros meses de 2024 alcançaram a marca histórica de US$ 108 bilhões.

O evento no Copacabana Palace, na Zona Sul, está sendo realizado pela primeira vez na América Latina. Com chefes de estado, investidores e líderes empresariais, a iniciativa é financiado com recursos do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais