Berço do samba, terra do jongo e do baile charme. Madureira comemora 409 anos de uma história que caminha lado a lado com o surgimento do subúrbio carioca, como relata o historiador Rafael Mattoso.
A festa começou nesta terça-feira com a inauguração de uma exposição no Parque Madureira. Pela primeira vez na história, o crânio de luzia, o mais antigo das Américas, saiu do Museu Nacional e vai ficar até setembro disponível para visitação gratuita no bairro. Além disso, os visitantes vão poder conferir o fóssil Berthasaura, encontrado no Paraná no ano passado. A programação inclui ainda um viradão com atividades que estão abaixo.
Reduto de portelenses e imperianos, o bairro é uma referência cultural e também econômica. O mercadão de Madureira é o principal pólo comercial da Zona Norte, considerado patrimônio cultural do povo carioca. Para tia Surica, Madureira é pura diversidade.
Para comemorar o aniversário, a Prefeitura anunciou nesta terça-feira uma série de investimentos por meio do programa Zonas de Cultura. Segundo o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, será injetado R$ 1,5 milhão em ações culturais no bairro.
Os editais serão publicados na próxima quinta-feira. O primeiro, vai apoiar três festivais e o segundo o programa "Madureira de portas abertas". Outra intervenção deve ser a revitalização do Viaduto Negrão de Lima, onde acontece o Baile Charme.
PROGRAMAÇÃO VIRADÃO MADUREIRA 409 ANOS
13h30 de sábado (28/05) até 5h de domingo (29/05) ARENA CARIOCA FERNANDO TORRES
Área Externa
13H30 ms 21H30: Feira Crespa
13H30 ms 14H00: Filhos da Águia e (Escola Mirim) 14H00 ms 14H30: Império do Futuro (Escola Mirim)
14H30 ms 15H00: Fuzuêzinho com Companhia de Aruanda 15H ms 17H: DJ Cris Pantoja
17H ms 19H30: Roda de Samba com Projeto Criolice 19H30 ms 20H: Bloco Afro Agbara Dudu 40 anos
20H ms 21H30: Roda de samba e de jongo com Hamilton Fofão da Serrinha, Nina Rosa, Zé Luiz do Império, Camarão Neto da Velha Guarda da Portela, Negão da Serrinha, Mestre Kotoquinho da Filhas de Ghandy e Companhia de Aruanda.
Área Interna
15H30 ms 17H: Encontro da Rede Madureira - Exibição de filme sobre os integrantes da Rede
PRAÇA DA MÃE (abaixo do Viaduto Negrão de Lima)
22H ms 23H30: Encontro de Jongos de Madureira e do Vale do Café - Pinheiral, Quilombo São José, Barra do Piraí, Arrozal e Companhia de Aruanda - Serrinha
23H30 ms 00H: Bloco Afro Lemi Ayó
OOH ms 01H00: Voguing com Empire's Legendary Performance Favela
VIADUTO NEGRÃO DE LIMA
00h Baile Charme do Viaduto com participação do DJ Flash, residente do Baile Black Bom