Mais de 7 mil mulheres entre 10 e 19 anos engravidaram em 2021 no Rio

Dados são do Mapa da Mulher Carioca feito pela Prefeitura e a maior parte dos casos aconteceu na Zona Oeste

Thuany Dossares

Embora os números sejam altos houve redução segundo a pesquisa Divulgação/Fiocruz
Embora os números sejam altos houve redução segundo a pesquisa
Divulgação/Fiocruz

Mais de 7460 moradoras da cidade do Rio com idades entre 10 e 19 anos engravidaram em 2021. Os dados são do Mapa da Mulher Carioca feito pela Prefeitura, obtido em primeira mão pela BandNews FM.

O levantamento indica que a gravidez entre meninas e mulheres dessas faixas etárias é mais frequente entre as negras. Elas representam 66% desse número. A maioria dos casos aconteceu na Zona Oeste. Em Bangu foram 865 gestantes, seguido de Santa Cruz com 790 e Campo Grande com 714.

Embora os números sejam altos houve redução segundo a pesquisa. Nos últimos 10 anos os dados de gravidez das moradoras que têm entre 10 e 19 anos caíram de 16% para 10,9%. Quem passou por isso foi a técnica de enfermagem Michele Neves Barbosa de Andrade. Hoje com 37 anos, ela conta que foi um grande susto quando descobriu a gravidez aos 14.

Michele chegou a interromper os estudos pouco antes de entrar no Ensino Médio, mas resolveu correr atrás do prejuízo, fez diversos cursos e hoje é técnica de enfermagem.

O Mapa da Mulher identificou que o público feminino representa 56,2% dos alunos do Programa de Educação Para Jovens e Adultos, no ano passado. 37% eram meninas de até 19 anos e 14% mulheres com idades entre 40 e 49 anos.

Atualmente as mulheres representam a maioria dos matriculados em quase todas as fases, exceto na educação básica, onde ocupam 49,6% das vagas. Nas universidades da capital fluminense elas já são 286 mil representando 59% das pessoas que se formam no ensino superior.

Apesar disso as mulheres ainda recebem um salário menor do que o dos homens. Segundo a pesquisa, no início deste ano, as mulheres tinham um rendimento mensal 17% mais baixo que o dos homens.                  

Mais notícias

Carregar mais