Médicos de hospital federal denunciam problemas na esterilização de materiais

Profissionais do Hospital Federal de Ipanema afirmam que há equipamentos quebrados

Médicos de hospital federal denunciam problemas na esterilização de materiais
Fachada do Hospital Federal de Ipanema
Reprodução/Governo do Rio

Médicos do Hospital Federal de Ipanema denunciam problemas na esterilização de materiais cirúrgicos por conta de equipamentos quebrados. Por conta disso, os instrumentos usados nas operações são esterelilzados em outras unidades de saúde da rede federal. Um dos profissionais de saúde afirma que a situação prejudica a limpeza desses materiais. Ele teve a identidade preservada e a voz distorcida.

Por conta do problema, médicos afirmaram ainda à BandNews FM que duas cirurgias precisaram ser canceladas nesta terça-feira (28) e que os cancelamento têm ocorrido com frequência.

As dificuldades acontecem no setor de Central de Material e Esterilização. O local conta com três ultrassônicas, responsáveis pela limpeza dos materiais. Acontece que há um ano e meio, dois equipamentos apresentaram defeito e ainda não foram consertadas. Ainda de acordo com a denúncia, a terceiro máquina está sem condições adequadas de uso.

Em nota, a direção do Hospital Federal de Ipanema informou que desde que assumiu a unidade, em abril deste ano, vem empenhando esforços para equacionar as questões assistenciais e administrativas deixadas pela gestão anterior. Entre elas, está, justamente, a modernização da Central de Material e Esterilização do hospital. 

Mais notícias

Carregar mais