Nem mesmo o adiamento dos shows do Coldplay fizeram fãs que vieram de outras partes do Brasil ao Rio de Janeiro desistirem de ver a banda de perto. As apresentações aconteceriam na semana que vem, mas agora só devem ser realizadas no ano que vem.
Moradora do Rio Grande do Sul, a gerente administrativa Anelise Ramos está com passagem comprada para chegar a capital fluminense nesta semana. Ela decidiu manter a viagem e, mesmo com a possibilidade de pedir restituição do dinheiro do ingresso, diz que pretende guardar a entrada para vir ao Rio novamente quando a nova data for marcada.
"Fiquei bem triste, não tem como não ficar, principalmente se tratando da doença do vocalista. A viagem a gente não cancelou, tá indo eu e a minha filha. A gente recebeu a notícia e ficou muito chateado, ainda mais depois do grande show que eles fizeram no Rock In Rio, a gente fica com muita expectativa. Ingresso e passagem deu, para mim e minha filha, deu R$ 3 mil. Eu não vou pedir o reembolso porque realmente eu gosto muito da banda, quero viver essa experiência com a minha filha. Vamos aguardar a próxima data e vou tentar me readequar ao calendário.".
Uma ação civil pública foi aberta pelo Instituto Brasileiro de Cidadania contra a empresa Eventim, responsável pela venda dos ingressos. A alegação é a de que as informações prestadas sobre as condições do reembolso não estão claras, de acordo com o advogado Gabriel de Britto Silva.
"Não está claro a forma de reembolso, o valor que será reembolsado, muito menos a compra via site. Se verificou uma falha de clareza nesta informação. Consta no site que a Eventim não restitui a taxa de serviço. Os consumidores do Rio pagaram 10% de taxa de serviço. Eles têm direito a restituição integral tanto do valor do ingresso como do valor da taxa de serviço, inclusive com a correção monetária. Os ingressos foram adquiridos em abril de 2022, ou seja, passaram seis meses.".
A empresa Eventim foi procurada pela reportagem da BandNews FM, mas ainda não respondeu.
A banda britânica realizaria os shows no Rio em 11 e 12 de outubro, e depois seguiria para São Paulo, onde se apresentaria nos dias 15, 16, 18, 19, 21 e 22. No comunicado sobre o adiamento, o Coldplay se desculpou com os fãs, agradeceu o carinho e disse trabalhar o mais rápido possível para anunciar as novas datas. A mudança na programação foi decidida pelo grupo depois que o vocalista Chris Martin foi diagnosticado com uma infecção pulmonar.