Diante das queimadas em diversas regiões do país, a ministra da Saúde diz que a situação é preocupante. A declaração foi dada durante a reunião dos Institutos Nacionais de Saúde, que teve início nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, no contexto da presidência do Brasil no G20. O impacto das mudanças climáticas na saúde é um dos pontos de prioridade do encontro.
Em meio aos incêndios, Nísia Trindade disse que a grande preocupação está com os idosos e crianças, em função de problemas respiratórios e quadros de problemas alérgicos. A ministra também cita o impacto da onda de calor na saúde e em outras áreas.
Nós falamos desses eventos extremos, mas há um evento que é muito importante, que são as ondas de calor, que tem um efeito forte sobre a saúde, principalmente nas pessoas idosas e com maior vulnerabilidade, para a ansiedade como um todo, podendo acarretar problemas cardiovasculares, desidratação. Eu acho que esses são pontos de preocupação e grande alerta. Nós estamos concluindo um plano de mitigação junto com outras áreas do governo, como é o caso do Ministério do Meio Ambiente. Importante também mencionar que o impacto nos ecossistemas afeta a vida das pessoas e a saúde, porque afeta condições de pesca, condições do ar e tudo isso impacta na possibilidade de um uso racional e sustentável da biodiversidade. O impacto é enorme
A prevenção a pandemias, igualdade no acesso à saúde e expansão da saúde digital com a telemedicina são outros pontos de prioridade durante as discussões. No fim do evento, uma declaração com propostas vai ser encaminhada aos ministros de saúde que fazem parte do G20.