Morreu nesta sexta-feira (17) o morador do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, que foi baleado durante um confronto entre criminosos e policiais militares, na noite desta quinta-feira (16).
De acordo com a Polícia Militar, agentes do Batalhão de Choque que fazem do Programa Cidade Integrada patrulhavam a localidade conhecida como Feirinha, quando foram atacados. Após o confronto, Valdemar Rufino, de 66 anos, que ainda segundo a PM, não estava envolvido no tiroteio, foi encontrado.
Ele foi levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, onde precisou passar por uma cirurgia, mas não resistiu.
A Policia Civil já ouviu os policiais militares envolvidos no caso e vai chamar testemunhas para prestarem outros depoimentos. Câmeras de segurança também são analisadas para esclarecer os fatos deste episódio.
Dados do Instituto Fogo Cruzado apontam que 37 pessoas foram atingidas por bala perdida no Grande Rio apenas este ano. Destas, 11 não resistiram.
Uma vizinha de Valdemar, Vanessa da Silva Ferreira, exige resposta do Estado diante das mortes recorrentes em comunidades do Rio. Vanessa é mãe de Richard Gabriel, que morreu na operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro, em maio de 2021, com 28 mortos.
Mais uma vez, dentro da comunidade do Jacarezinho, um senhor de idade vítima de uma bala perdida. Infelizmente, para mim, isso não é bala perdida. Um senhor que trabalha, cria filhos e netos. Infelizmente vamos tirar ele daqui morto, sem vida. E quem vai dar resposta para a gente, o Estado? Que Cidade Integrada é essa, que entra dentro da comunidade e fica matando gente todo dia? A gente já está cansado. A gente só quer Justiça agora. Revolta, tristeza!