Da Cidade Sorriso para o mundo. Foi por meio das teclas do piano, arranjos e composições únicas que Sergio Mendes fez com que a música brasileira se tornasse internacional, conquistando uma legião de fãs, entre anônimos e famosos.
Nascido em 1940, em Niterói, na Região Metropolitana, Sérgio Santos Mendes muitas vezes teve a nacionalidade confundida pelo longo tempo morando e trabalhando nos Estados Unidos, mas o artista nunca deixou de ressaltar a brasilidade nas produções. Mesmo quando esteve ao lado de artistas do exterior.
A ida para os Estados Unidos teve influência do golpe militar de 1964. O álbum de estreia do artista na Terra do Tio Sam foi ”Herb Alpert presents Sergio Mendes & Brazil '66’”, lançado ao lado do grupo de mesmo nome.
Apesar do sucesso em outro continente, Mendes começou a carreira no Brasil, ao lado de outros nomes importantes da MPB e da Bossa Nova, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Baden Powell.
Apontado como o responsável por difundir a chamada Bossa Nova Jazz e o Samba fora do Brasil, Sergio é dono de 14 canções no Top 100 das paradas norte-americanas.
Um dos sucessos é “Mas Que Nada”, de 1966, que chegou a ganhar um regravação em conjunto da banda Black Eyed Peas, em 2006.
Mendes também conquistou um quarto lugar da Billboard Hot 100 com uma versão bossa nova de The Look of Love', em 1967. O talento do cantor chegou a ser aprovado por Paul McCartney, que elogiou o cover de 'Fool in The Hill', lançado por Sergio ao lado do Brasil '66.
Na América do Norte, Sergio Mendes também se apresentou ao lado de Frank Sinatra. Outra parceria notável foi com Carlinhos Brown. Em 1992, o arranjador venceu o Grammy de world music com 'Brasileiro', disco que trazia diversas composições do cantor baiano. Com Carlinhos, ele foi indicado ao Oscar pela música 'Real in Rio', um dos temas da animação 'Rio', em 2012.
Sergio Mendes morreu nesta sexta-feira (6), aos 83 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde vivia há seis décadas, com a mulher, a cantora Gracinha Leporace. Desde o ano passado, o pianista tratava de doenças decorrentes de problemas respiratórios.