Notícias

Motoristas e ciclistas reclamam de instalação de ciclovia em Ipanema, Zona Sul

Quem anda de bicicleta afirma que o espaço destinado aos ciclistas é estreito, enquanto motoristas afirmam que a instalação da ciclovia dificultou o trânsito na região

Priscila Xavier

Motoristas e ciclistas reclamam das condições de instalação de uma ciclovia em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Quem anda de bicicleta afirma que o espaço destinado aos ciclistas é estreito, enquanto motoristas afirmam que a instalação da ciclovia dificultou o trânsito na região.

Na Rua Maria Quitéria, quem anda de bicicleta disputa espaço com carros que passam na rua estreita. O mesmo ocorre na Rua Joana Angélica, onde há um agravante: um estacionamento foi instalado ao longo de toda via, reduzindo ainda mais o espaço destinado ao trânsito de veículos.

Um taxista, que preferiu não se identificar, concorda com a instalação da ciclovia, mas afirma que o estacionamento complica a circulação dos demais veículos.

A aposentada Lucimar Augusto afirma que sente medo ao andar de bicicleta pelas ruas da região.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, nos cinco primeiros meses de 2021, houve um aumento de 30% no número de acidentes envolvendo ciclistas todo o país, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A região sudeste aparece no topo de registro. Foram mais de 3.500, sendo quase 2 mil deles em São Paulo. O Rio de Janeiro aparece na terceira posição, com 296 acidentes.