Notícias

MPRJ investiga falta de medicamento anti-inflamatório nas farmácias públicas

O remédio é utilizado em casos clínicos de Retocolite Ulcerativa, Doenças de Crohn e pessoas transplantada

Por Giovanna Faria

MPRJ denúncia mulher pela morte da própria filha
MPRJ denúncia mulher pela morte da própria filha
Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério Público do Rio investiga a falta de um medicamento em farmácias públicas estaduais utilizado para o tratamento de pessoas que receberam transplantes e para pacientes que tratam doenças crônicas. O procedimento foi instaurado nesta terça-feira (7).

O remédio "mesalazina" é um anti-inflamatório, utilizado em casos clínicos de Retocolite Ulcerativa, Doenças de Crohn e pessoas transplantada, utilizado para evitar a piora do quadro de saúde ou mesmo a rejeição de intestinos transplantados.  

A promotoria oficiou a Secretaria de Estado de Saúde para que informe as medidas adotadas visando regularizar o fornecimento.

De acordo com o órgão, a empresa Sulmedic Comércio de Medicamentos não entregou cerca de um milhão de doses do medicamento, que supriria três meses de estoque na RioFarmes.  

A Secretaria de Estado de Saúde informou que a empresa já foi notificada e que o fornecedor programou a entrega para o próximo dia 16 no centro de logística e estará disponível para a população a partir do dia 20.  

Além disso, a pasta abriu procedimento administrativo contra a empresa Silmedic, por conta dos recorrentes atrasos na entrega do medicamento. A medida vai estabelecer quais ações serão aplicadas, desde multa até suspensão do direito de participar de novas licitações.

Tópicos relacionados